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Fica a Dica

 

Recebendo os amigos em casa

Não faça feio na frente dos amigos. Deixe seus encontros mais chiques e saborosos! Separamos algumas dicas de grandes chefs para você não errar e deixar seus amigos loucos de vontade de voltar a sua casa!

Como preparar um tira-gosto fácil para receber os amigos?

Espalhar potinhos de amendoim, azeitona e biscoitinhos pela casa nem pensar! Você vai precisar de 50 g de robalo fresco, 120 ml de suco de limão siciliano, ½ cebola roxa cortada em cubos pequenos e lâminas, ½ tomate cortado em cubos pequenos, 1 unidade de baby milho, 2 folhas de coentro, ½ pimenta dedo-de-moça picada, 5 g de gengibre ralado, sal e pimenta-do-reino a gosto. Corte o robalo em cubos e deixe-o marinando no suco de limão siciliano por 20 minutos. Tempere o peixe com sal e pimenta-do-reino, acrescente a cebola, o tomate, o gengibre e a pimenta dedo-de-moça. Coloque em uma taça com um pouco do suco de limão e decore com o baby milho, as folhas de coentro e lâminas finas de cebola roxa. Rendimento: uma porção.

Existe um vinho que combine com carnes vermelhas, massas e peixes?

A regra básica de que vinhos tintos combinam com carne vermelha, enquanto os brancos caem bem com peixes, costuma funcionar. Mas, se não quiser (ou não puder) ter uma adega em casa, vá de espumantes. As bolhas não prejudicam o sabor do prato e acompanham de massas com molho vermelho ou de cogumelos a peixes e carnes grelhadas. Não precisa ser champanhe legítimo: aposte nos espumantes nacionais. A última dica é que, quando o assunto é espumantes, quanto mais jovem o vinho, melhor.

Como grelhar a carne sem deixá-la esturricada?

Nada de apelar para a gordura do óleo. Primeiramente, escolha uma carne saborosa: picanha, filé-mignon e contrafilé são as mais indicadas. Corte o bife numa espessura de um dedo e tempere com sal ou shoyu. Deixe-o de molho por 1 ou 2 minutos para absorver o sabor. Coloque a carne para grelhar numa frigideira bem quente, aquecida em fogo alto por cerca de 5 minutos. O barulho do grelhado será grande, mas proporcional ao sabor.

Como preparar um hambúrguer diferente?

Comece com a escolha do pão. Apesar de menos saudável do que o integral e o preto, o branco é o que menos interfere no sabor dos ingredientes. O segundo passo é selecionar a carne certa: troque o hambúrguer congelado pelo feito em casa. Peça para o açougueiro moer picanha ou fraldinha (200 g para cada hambúrguer), e, em casa, tempere com sal e pimenta-do-reino. Amolde os hambúrgueres com o auxílio de um anel do diâmetro do pão (encontrado em lojas de utensílios de cozinha), sem apertar demais a carne. Aqueça um fio de óleo na frigideira ou chapa e frite o hambúrguer por cerca de 10 minutos, virando-o na metade do tempo (ou até a carne ganhar a tonalidade marrom). Em seguida, jogue uma gota de água sobre a frigideira (ou chapa), coloque duas fatias de queijo emental sobre o hambúrguer e abafe com uma tampa. O vapor d'água vai acelerar o derretimento do queijo. Enquanto isso, fatie alguns cogumelos-de-paris e, à parte, salteie-os com um pouco de manteiga e sal por 3 minutos ou até ficarem macios. Tempere com shoyu e coloque-os sobre o queijo. Para montar o lanche, separe folhas de alface-americana, que são crocantes, e 1 rodela de tomate vermelho, mais suculento do que o verde. Aqueça o pão no forno ou na chapa por 1 minuto. Sirva a maionese à parte. Tempo de preparo: 14 minutos.

Como dar mais sabor aos legumes cozidos?

Há duas maneiras de cozinhar seus legumes: na água ou no vapor. No primeiro caso, ferva a água com sal a gosto antes de depositar os legumes na panela e deixá-los cozinhar por, no máximo, 5 minutos, suficientes para que fiquem al dente. Nunca despeje os ingredientes na água fria, pois o maior tempo de cozimento torna o alimento mole e insosso. Se você tiver uma panela a vapor (a água fervente fica em um compartimento e o alimento em outro), melhor, pois a ausência de contato com a água conserva o sabor e os nutrientes. Nesse caso, deixe os legumes cozinhar por até 6 minutos e inclua cinco ramos de manjerona para potencializar o sabor. Tanto na água quanto no vapor, ao retirar o alimento da panela, deposite-o em uma travessa com água e gelo por 3 minutos - o truque interrompe o cozimento, conservando o gosto dos ingredientes. Para efeito de decoração, corte os legumes na diagonal. Se utilizar aspargo e mandioquinha, finalize com azeite trufado. Para batata, cenoura e ervilha-torta, escolha um azeite extravirgem.

Como preparar uma sopa que sirva de refeição principal?

Com os ingredientes certos, dá para fazer receitas saborosas e substanciosas, como esta: misture em uma panela 200 ml de água, 150 g de carne bovina cortada em cubinhos, 1 talo de alho-poró, ½ cebola roxa, 20 g de coentro, 20 g de espinafre, 2 col. (sopa) de quinoa em grão e 1 pitada de sal. Deixe a água ferver até amolecer os grãos de quinoa. Dissolva 1 col. (sopa) de aveia integral em flocos em 2 col. (sopa) de água e coloque na panela junto com os demais ingredientes, deixando ferver por mais 1 minuto. Por último, acrescente 1 clara de ovo e mexa levemente. A sopa está pronta.
Simone Bert, do restaurante Wanchako, em Maceió, eleita chef do ano

Como preparar um doce incrível de chocolate?

Este é para ganhar fama de cozinheira: brownie com frutas vermelhas e mousse de chocolate. Em uma panela, derreta 70 g de chocolate amargo com 100 g de manteiga e reserve. Bata 2 ovos com 100 g de açúcar mascavo (3/4 de xícara) até obter uma consistência cremosa. Junte aos ovos 50 g de farinha de trigo (1/2 xícara), 10 g de cacau em pó (1 col. [sopa]) e a manteiga e o chocolate derretidos. Misture até obter uma massa lisa. Despeje a massa em uma assadeira untada e leve ao forno preaquecido a 180 ºC de 30 a 35 minutos. Enquanto isso, derreta 200 g de chocolate amargo e reserve. Misture duas gemas a 300 g de creme de leite fresco batido em ponto de chantilly e ao chocolate derretido. Sobre o brownie, espalhe uma fina camada de mousse, salpique frutas vermelhas picadas e finalize com mais uma camada de mousse. Leve à geladeira por 2 horas e decore com morangos e framboesas.
Simone Bert, do restaurante Wanchako, em Maceió, eleita chef do ano

Como montar uma salada que fuja do convencional?

Quanto maior a mistura de formas, cores e texturas, mais atraente ela será. Sugestão: selecione folhas de agrião, rúcula, acelga japonesa crua, coentro, manjericão, hortelã e cebolinha, além de cenoura picada em tiras fininhas. Para o tempero, misture vinagre de arroz, molho shoyu, pimenta dedo-de-moça picada finamente, agave e óleo de gergelim (a proporção é 2 partes de óleo de gergelim e ½ de agave para cada parte de vinagre, shoyu e pimenta dedo-de-moça) - o gosto ficará entre o doce e o apimentado. Finalize jogando um punhado de amendoim torrado sobre as folhas temperadas. Sirva a salada sozinha ou com tofu orgânico grelhado na chapa. Importante: para a salada ficar sempre crocante, misture o tempero apenas no momento de servir.

Como misturar frutas a pratos salgados?

Muitas frutas podem ser usadas na culinária e não apenas na sobremesa. As cítricas, como acerola, laranja, cajá e até o pouco conhecido camu-camu, são ótimas opções, assim como esta receita de risoto de morango. Refogue 1 cebola picada em 1 col. (sopa) de manteiga. Junte 500 g de arroz arbóreo e 70 ml de vinho branco. Espere alguns segundos para o álcool evaporar e despeje aos poucos 750 ml de caldo de legumes, mexendo sempre, de 20 a 25 minutos. Adicione uma caixa de morangos picados e mexa por mais alguns minutos. Desligue o fogo, acrescente queijo parmesão ralado na hora e 1 col. (sopa) de manteiga, misture e tampe a panela por alguns minutos antes de servir.

 
 

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